terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Livro: O caçador de pipas

Sumi, sumi mesmo, sumi pq eu fiquei doente, e não to 100% ainda (!?), sumi pq eu to tentando cumprir uma das metas da minha vida. Sumi pq decidi ler.
Antes de ontem de ontem foram 20 páginas.
Antes de ontem foram 10.
Ontem foi o resto do livro.
Devorei cada página, imaginei cada palavra, rosto, expressão de dor, alivio, felicidade, e qualquer outras coisa que o livro poderia me oferecer. Graças a Deus, os últimos livros que eu li foram bons demais, e esse não foge da regra. O livro foi um best seller deste ano, e eu não li pq achei que não parecia ser legal, que era bem mais ou menos, não li pq tinha outros na fila. Mas eu o li, ainda este ano, e recomendo, como milhares de outras pessoas: O caçador de pipas.


"O caçador de pipas, livro que já vendeu mais de 2 milhões de exemplares só nos EUA, está sendo considerado o maior sucesso da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.

"Esta é uma daquelas histórias inesquecíveis, que permanecem na nossa memória por anos a fio. Por muito tempo, tudo o que eu li me pareceu sem graça. Todos os grandes temas da literatura e da vida são o material com que é tecido esse romance extraordinário: amor, honra, culpa, medo, redenção." - Isabel Allende."

E ele ta em promoção no submarino com outro livro que eu já havia lido, A cidade do sol, do mesmo autor. Chegou em uma hora do livro que eu achei que era o mesmo livro, com o mesmo final, não sei, me deu essa impressão, mas alguém teve?
Mas não era, era outro, totalmente diferente.
Quer saber? AMEI, mais: LEIAM!

0 comentários: